Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8563
Título: A utilização das novas tecnologias no processo educacional na escola municipal deputado João Fernandes de Lima
Autor(es): Cipriano, Francilene Lisboa
Palavras-chave: Educação
Tecnologias educacionais
Ferramentas educativas
Aprendizagem
Data do documento: 30-Jan-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar a utilização das novas tecnologias pelos professores da Escola Municipal do Ensino Fundamental João Fernandes de Lima, que faz parte da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Capim, localizada no Estado da Paraíba Iniciamos a pesquisa através da observação em relação ao uso das novas tecnologias utilizadas na escola. Em seguida fizemos uma revisão na literatura que trata do assunto. Consultei Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal do Ensino Fundamental e Médio Dep. João Fernandes de Lima, 2014. Realizamos entrevista com 05 (cinco) professores, sendo 03 (três) do ensino Fundamental l e 02 (dois) do ensino fundamental ll, para fazer uma avaliação da utilização das novas tecnologias na educação da referida escola. A investigação foi feita através de uma pesquisa de campo, na intenção de buscar informações e ao mesmo tempo analisar o uso ou não dessas ferramentas tão inovadoras que são as tecnologias para a educação. Essa entrevista foi realizada com 05 (cinco) professores, sendo 03 (três) do Ensino Fundamental I e 02 (dois) do Ensino Fundamental II, para fazer uma avaliação da utilização das novas tecnologias na educação da referida escola. A investigação foi feita através de uma pesquisa de campo, na intenção de buscar informações e ao mesmo tempo analisar o uso ou não dessas ferramentas tão inovadora, que são as tecnologias para a educação. Este interesse decorreu do fato da escola possuir um laboratório ampliado com computadores e internet. Pois esses equipamentos são de suma importância para a interação do aluno com propostas, que abordaram o seu papel de cidadão atuante no mundo em que vive. E que a escola possibilite meios que despertem nos professores novas metodologias de ensino, para que seu educando despertem novos hábitos para o seu desenvolvimento de trabalho de pesquisa voltada aos elementos articuladores, utilizando as tecnologias como ferramenta de aprendizagem.
Descrição: CIPRIANO, Francilene Lisboa. A utilização das novas tecnologias no processo educacional na escola municipal deputado João Fernandes de Lima . 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8563
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francilene Lisboa Cipriano.pdf7.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.