Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8565
Título: Conto e reconto: um estudo sobre a leitura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Maria Elizabete Nascimento
Palavras-chave: Educação
Leitura infantil
Conto de história
Ensino de aprendizagem
Data do documento: 30-Jan-2016
Resumo: Este estudo tem por finalidade refletir sobre a contação de histórias como mediação para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa empírica foi baseada na experiência de um Projeto de Literatura Infantil intitulado "Conto e Reconto" desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José de Alencar, tendo como objetivo despertar e estimular na criança o hábito de ler de forma prazerosa. A metodologia desta investigação envolveu pesquisa bibliográfica e observação em campo. Em função de atender nossos objetivos este trabalho foi dividido em: introdução – onde a presentamos nossas motivações; a fundamentação teórica onde desenvolvemos um estudo a partir das produções em literatura infantil, currículo da educação e a análise do Projeto Conto e Reconto. Como resultado observou-se que a maior parte das crianças que foram envolvidas no projeto passou a apresentar maior interesse pela leitura, concretamente monitorado no aumento dos pedidos das crianças por projetos desse nível e na procura de livros. Em longo prazo, espera-se que a leitura interfira positivamente na aprendizagem das crianças.
Descrição: COSTA, Maria Elizbete Nascimento. Conto e reconto: um estudo sobre a leitura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8565
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elizabete Nascimento Costa.pdf11.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.