Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8578
Título: Logoterapia e drogadição: A análise existencial de Viktor Emil Frankl no tratamento de dependência ao álcool
Autor(es): Ribeiro, Dállia Angélica Velez
Palavras-chave: Logoterapia
Análise existencial
Alcoolismo
Aconselhamento psicológico
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Nos dias de hoje pode-se perceber a grande incidência do consumo de bebidas alcoólicas na nossa sociedade. Por conseguinte, esse consumo pode se tornar desenfreado, fazendo com que as pessoas passem a se relacionar com o álcool de forma perigosa, devido ao aumento progressivo na frequência de uso e das quantidades ingeridas, juntamente com o estreitamento dos intervalos de consumo. Esses fatores inter-relacionados podem desencadear uma situação de abuso da substância, sendo preponderante para que se instale no indivíduo um estado de dependência química ao álcool. Sendo esta uma doença crônica e com implicações físicas, orgânicas e sociais, este artigo se propõe a apresentar três propostas distintas de intervenção realizadas junto a dependentes de álcool e explanar quais as características das mesmas que convergem com a Análise Existencial de Viktor Emil Frankl. São elas, a proposta do grupo de ajuda mútua Alcoólicos Anônimos (A.A.) e duas propostas interventivas de Efrén Martínez Ortiz (Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia com foco na prevenção de recaídas). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento de caráter bibliográfico e descritivo, a partir de livros e artigos científicos sobre o tema. Verificando-se assim a importância dos valores (vivenciais, criativos e atitudinais) na busca de uma vida com mais sentido e a intencionalidade dos recursos noéticos (capacidade de autotranscendência e autodistanciamento) nesses indivíduos, conclui-se que estas intervenções tentam alcançar uma maior qualidade de vida, apesar da dependência.
Descrição: D. A. V. Logoterapia e drogadição: A análise existencial de Viktor Emil Frankl no tratamento de dependência ao álcool. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8578
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dállia Angélica Velez Ribeiro.pdfPDF - Dállia Angélica Velez Ribeiro453.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.