Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8579
Título: Autismo e relação familiar: Contribuições da logoterapia para a autotranscendência
Autor(es): Alves, Luanna da Silva
Palavras-chave: Autismo
Relações familiares
Logoterapia
Data do documento: 27-Abr-2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar o autismo, bem como discutir sobre as dificuldades enfrentadas pela família e questões de tratamento, através da pesquisa bibliográfica. O autismo é um distúrbio do desenvolvimento infantil marcado pelo déficit social, problemas na linguagem e no comportamento que está sendo diagnosticado em muitas crianças atualmente, uma vez que, afeta tanto o portador da síndrome quanto à sua família, devido à necessidade de apoio e acompanhamento por toda a vida. Existem várias modalidades de autismo, definidas de acordo com a área do desenvolvimento afetada. São apresentados alguns conceitos primordiais da Logoterapia como a preocupação com o sentido da vida e sua realização através de valores, a perspectiva biopsicoespiritual e os sentidos do sofrimento e do amor que possibilitam a ressignificação das atitudes em qualquer situação por meio da capacidade de autodistanciamento dos problemas e de autotranscendência por parte dos familiares da criança autista. Foi possível concluir que a Logoterapia e Análise Existencial oferecem uma contribuição ímpar ao estudo e trabalho com famílias de portadores do autismo, por apresentar uma visão de pessoa que ressalta o seu caráter de unicidade, além de colaborar para uma relação familiar mais humana e significativa.
Descrição: ALVES, L. da S. Autismo e relação familiar: Contribuições da logoterapia para a autotranscendência. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8579
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luanna da Silva Alves.pdfPDF - Luanna da Silva Alves300.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.