Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Jocideia de Barros-
dc.date.accessioned2016-02-02T18:53:16Z-
dc.date.available2016-02-02T18:53:16Z-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8582-
dc.descriptionGOMES. Jocideia de Barros. A vida com brinquedos e o brinquedo da vida: o lúdico no processo ensino e aprendizagem. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema: A VIDA COM BRINQUEDOS E O BRINQUEDO DA VIDA: O lúdico no processo ensino e aprendizagem, que é baseado em um projeto profissional anterior titulado “BRINQUEDOS ENCANTADOS” que foi realizado para a premiação Mestre da Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor José Vaz, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Esse projeto visava estar em consonância com as atividades dentro e fora da sala de aula. Em meio a tanta tecnologia, este trabalho buscou construir e reconstruir o conceito do “brincar” através do aproveitamento de sucatas. Portanto, foi através dessas experiências vivenciada na realidade escolar, que nasceu este trabalho com o objetivo de trabalhar a sensibilidade, a concentração e a consciência do alunado da referida escola, possibilitando desmistificar que só o novo, o industrial e o tecnológico é o que é perfeito e que serve para brincar. Neste sentido, mostramos que muitas vezes o inútil, o descartável e o velho tornou-se reutilizável, prazeroso e educativo, ou seja, o que antes era jogado fora passou a ser compreendido como bom e útil e acima de tudo multifuncional no processo de ensino e aprendizagem. Compreendemos que as unidades escolares necessitam de uma interação social e cultural para além dos livros didáticos e paradidáticos, pois o ensino mecanizado com horários rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha das crianças, não ajudam no processo de crescimento socioeducativo do discente. Desta forma, perante essas condições, concluímos que este projeto seria uma ferramenta pedagógica importante, sobretudo no processo de ensino e aprendizagem, pois, melhorando o rendimento e crescimento escolar ocorre o aprimoramento individual e coletivo dos futuros cidadãos, bem como a promoção do desenvolvimento físico, psíquico e social, favorecendo a construção da autonomia, da criatividade, da responsabilidade, da formação de conceito rumo à cidadaniapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Wallene de Oliveira Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.titleA vida com brinquedos e o brinquedo da vida: o lúdico no processo ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocideia de Barros Gome.pdf9.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.