Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8589
Título: O lúcido na alegria de aprender e ensinar na educação
Autor(es): Celani, Celiana Borges de Alcântara Silva
Palavras-chave: Aprendizagem
Lúdico
Educação
Data do documento: 2-Jan-2016
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem por objetivo ressaltar a importancia do lúdico na Educação Infantil e Ensino Fundamental, por isso, a temática: O Lúdico na Alegria de Aprender e Ensinar na Educação, que a realidade pedagógica de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Santa Rita-PB. É possível dizer que a alegria de aprender e ensinar no lúdico são uma das ferramentas pedagógica que o professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológica na aprendizagem, vista que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, conseqüentemente, mais significativa, culminado em uma educação de qualidade. Desse modo, foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração de entrevistas com 08 (oito), questões abertas destinada a 02 (dois), professores que atuam na Educação Infantil e Fundamental (Pré- II e 1º ano), considerando que esses educando atuam em fase de alfabetização. Tendo como objetivo analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e fundamental nos primeiro anos na pratica pedagógica do professor. De forma mais especificas verificou-se que logo após a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação o docente com os educando procederam com mais clareza mudando sua pratica de ensinar e aprender sendo assim; identificou-se que os professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica mais ênfase no processo de ensinar e aprender
Descrição: CELANI, Celiana Borges de Alcântara Silva. O lúcido na alegria de aprender e ensinar na educação. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8589
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celiana Borges de Alcântara Silva Celani.pdf9.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.