Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/861
Título: A comunicação verbal e não verbal de idosos nas práticas fisioterapêuticas
Autor(es): Cirqueira, Flávia Dantas
Palavras-chave: Idoso
Comunicação não verbal
Fisioterapia
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: A comunicação é o principal meio que o ser humano tem de emitir suas mensagens, sejam essas de cunho verbal ou não verbal. Para uma boa relação com o paciente, o profissional de saúde deve estar atento, principalmente, às mensagens expressas pelo corpo do paciente, que ocorrem durante as interações. O presente artigo tem por objetivo investigar as formas de comunicação verbal e não-verbal adotadas pelos indivíduos idosos nas práticas fisioterapêuticas. A pesquisa se constituiu em um estudo do tipo transversal, analítico e observacional, em uma perspectiva quantitativa realizada durante o período de agosto a novembro de 2012, no Departamento de Fisioterapia em uma Instituição de Ensino Superior. A amostra foi composta por 30 idosos em acompanhamento fisioterapêutico nessa instituição. A coleta de dados foi feita através de dois roteiros observacionais e a análise dos mesmos foi feita por meio do levantamento dos dados coletados, descrevendo e quantificando cada item percentualmente e posteriormente, foi realizado o confronto das informações colhidas com os estudos pesquisados. Os resultados demonstraram que a maior parte dos idosos considerou sua relação com o fisioterapeuta ótima, apresentando sinais de comunicação não verbal que confirmaram essa relação, sendo a maioria dos itens observados adequados para uma boa comunicação e relação. Conclui-se que a comunicação é essencial na relação do fisioterapeuta com o paciente idoso, proporcionando um cuidado mais abrangente e uma melhor adaptação do idoso ao tratamento fisioterapêutico.
Descrição: CIRQUEIRA, F. D. A comunicação verbal e não verbal de idosos nas práticas fisioterapêuticas. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/861
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Dantas Cirqueira.pdfFlávia Dantas Cirqueira525.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.