Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8614
Título: Webjornalismo local reconfigurado: aproximações e distanciamentos no G1 PB
Autor(es): Camelo, Diogo de Almeida
Palavras-chave: Webjornalismo
Portal G1 Paraíba
Jornalismo regional
Jornalismo digital
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: O trabalho objetiva analisar o portal G1 Paraíba, apontando suas características e apresentação a partir dos pressupostos do webjornalismo, com foco nos conceitos e características de portal local. Para isto, foi apresentado um panorama conceitual em torno das temáticas portal local e webjornalismo, bem como traçado um histórico sobre o jornalismo na web, a criação dos portais de notícias e um debate acerca da relação local - global, através dos estudos do jornalismo de proximidade. Como procedimento metodológico, foi feito o uso de pesquisas bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta dos dados foi feita através de observação participante, uso de formulário e de entrevistas com pessoas-chave no G1 PB. Os resultados do estudo mostram que o portal G1 Paraíba se encaixa na terceira geração do webjornalismo e explora quase todas as ferramentas que caracterizam o site como um portal local. Apesar de haver algumas ferramentas que não são utilizadas pelo site por questões editoriais, o portal consegue realizar o trabalho para o qual foi pensado, destacando a importância das notícias locais dentro do contexto global em que o webjornalismo está inserido.
Descrição: CAMELO, D. de A. Webjornalismo local reconfigurado: aproximações e distanciamentos no G1 PB. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8614
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo de Almeida Camelo.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.