Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8620
Título: Produção de sabonete utilizando óleo de algodão
Autor(es): Costa, Semíramis Teodora Valença
Palavras-chave: Sabonete
Óleo de algodão
Antioxidante natural
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: A água não consegue remover certos tipos de sujidades encontradas no dia a dia, precisa de algo para isso e os sabões por terem substâncias denominadas tensoativas, ou seja, diminuem a tensão formada entre dois líquidos auxiliam nesse processo. São utilizados como veículo para incorporar de substâncias ativas naturais e sintéticas. O óleo de algodão atua no combate ao envelhecimento e é um ótimo antioxidante natural; rico em vitamina E; fonte de Ômega 3 e 6, além de possuir uma combinação de ácidos graxos saturados e insaturados que auxiliam na saúde da pele, pois combate o envelhecimento das células epiteliais e deixa a pele mais hidratada é um bom ácido graxo para utilizar na elaboração de sabonete. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sabonete a partir do óleo de algodão. Utilizando-se hidróxido de sódio e álcool etílico promoveu-se a saponificação das matérias graxas com o álcali a quente, tendo como agente de transparência o álcool etílico. Como resultado foi obtido um sabão de base escura que limpa com facilidade, apresenta um odor agradável, espuma cremosa e uma boa consistência.
Descrição: COSTA, S. T. V. Produção de sabonete utilizando óleo de algodão. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8620
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Semíramis Teodora Valença Costa.pdfPDF - Semíramis Teodora Valença Costa499.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.