Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8622
Título: Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA
Autor(es): Silva, Mailton Lopes da
Palavras-chave: Ensino de Química
Mapas conceituais
Metodologia de ensino
Soluções químicas
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Os mapas conceituais são apontados como uma ferramenta de ação pedagógica de grande utilidade, possibilitando que seja trabalhada uma infinidade de conceitos. É relevante a necessidade de um ensino de química problematizado sob a perspectiva CTSA, que venha subsidiar a prática didática, a exemplo dos mapas conceituais, que possibilitam a construção e discussão dos conceitos no estudo de várias temáticas, a exemplo das Soluções Químicas. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo inserir a metodologia dos mapas conceituais mediante o estudo das Soluções Químicas, numa turma do ensino médio da E.E.E.F.M Solon de Lucena. A pesquisa ocorreu de forma descritiva e exploratória fundamentada em estudo de caso e análise quanti-qualitativa, tendo como método de aquisição o conhecimento. Os resultados indicam o que relata os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (2000), o ensino de química atualmente tem se reduzido apenas à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. No entanto para a maioria dos alunos houve um despertar com a metodologia trabalhada na sala de aula, a qual os deixou motivados e fascinados pelos mapas conceituais, que constituiu uma importante ferramenta de ensino, desta forma, este estudo poderá contribuir para que o aluno tenha uma melhor condição de ensino e consequentemente de aprendizagem.
Descrição: SILVA, M. L. da. Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8622
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mailton Lopes da Silva.pdfPDF - Mailton Lopes da Silva871.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.