Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8631
Título: Construção de palavras cruzadas para o ensino de ligações químicas: Uma avaliação do recurso didático por professores em formação inicial
Autor(es): Coutinho, Mychellane Duarte Leal
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Palavras cruzadas
Ligações químicas
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: A utilização de atividades lúdicas tem se apresentado como um recurso didático de apoio para auxiliar o processo de construção do conhecimento no ensino de Química, contribuindo para minimizar as dificuldades de aprendizagem. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, as palavras cruzadas têm atuado como ferramentas que contribuem para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir um recurso didático (palavras cruzadas) para auxiliar as aulas de ligações químicas, buscando avaliar tal recurso com estudantes do curso de licenciatura de Química da UEPB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram 10 estudantes de uma turma do curso de Licenciatura em Química. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado uma escala de Likert contendo seis questões que apresenta um grau de concordância ou discordância em relação às afirmações avaliadas. Os dados coletados foram expressos em gráficos, interpretados e analisados á luz do referencial teórico do objeto de estudo. Os resultados expressam que os licenciandos avaliaram a proposta de forma positiva, revelando que ela pode ser incorporada dentro da educação básica contribuindo para auxiliar o estudo das ligações químicas.
Descrição: COUTINHO, M. D. L. Construção de palavras cruzadas para o ensino de ligações químicas: Uma avaliação do recurso didático por professores em formação inicial. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8631
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mychellane Duarte Leal Coutinho.pdfPDF - Mychellane Duarte Leal Coutinho656.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.