Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8636
Título: Diagnóstico de gestão das empresas atendidas pelo negócio a negócio (NAN), nas Malvinas, Campina Grande - PB
Autor(es): Santos, Carlos Henrique Gonçalves dos
Palavras-chave: Micro empresas
Empreendedores individuais
Gestão de empresas
Empreendedorismo
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: Com o passar dos anos o número de pequenos negócios no Brasil vem aumentando gradativamente, sendo esses empreendimentos de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do país, representando mais da metade dos postos de trabalho. Infelizmente, devido a falta de qualificação de alguns gestores,o índice de mortalidade dessas empresas é bastante elevado. Este estudo teve como objetivo identificar os desafios de gestão enfrentados pelos empreendedores do bairro das Malvinas. Realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se um método quantitativo por meio de um questionário aplicado a 100 empreendedores, caracterizando desta forma, uma amostra probabilística do tipo intencional. Os resultados revelam que as três áreas de gestão analisadas (Finanças, Mercado e Operacional), mostram algumas dificuldades de gestão, com um melhor resultado para a parte operacional, onde alguns itens conseguem mostrar um bom nível de eficiência, seguida da área de Mercado, com diversos itens deficientes, e a área mais preocupante é a das Finanças, onde verificou-se que os gestores deixam de realizar tarefas simples de controle, o que inviabiliza o gerenciamento desses empreendimentos de forma eficiente.A qualificação dos gestores através de palestras, cursos, oficinas e outros meios, podem levar a uma melhora considerável na qualidade da gestão dessas empresas.
Descrição: SANTOS, C. H. G. dos. Diagnóstico de gestão das empresas atendidas pelo negócio a negócio (NAN), nas Malvinas, Campina Grande - PB. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8636
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Henrique Gonçalves dos Santos.pdf828.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.