Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8637
Título: Universidades empreendedoras: o caso da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Romário Lustosa de
Palavras-chave: Inovação
Empreendedorismo
Universidades empreendedoras
Desenvolvimento econômico e social
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: Estudos realizados por diversos autores têm comprovado que o modo de atuação das universidades pautado no estímulo à inovação e ao empreendedorismo tem gerado inúmeros benefícios para a sociedade. A Universidade Empreendedora – UE – está voltada ao desenvolvimento econômico e social onde atua, estimulando o surgimento de ambientes de inovação e disseminando uma cultura empreendedora através de sua interação entre o Governo e Empresas. Nesse sentido, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo de verificar se através do Ensino, Pesquisa e Extensão a Universidade Estadual da Paraíba desenvolve ações inovadoras que incentivam a cultura empreendedora promovendo o desenvolvimento econômico e social da região. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Os resultados indicam que a UEPB desempenha uma série de ações inovadoras que, de certa forma, estimulam o empreendedorismo, entre tais, destacam-se as criações: do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica– NITT, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde– NUTES,do Campus Avançado em Presídio e de uma Agroindústria, além da realização de parcerias estratégicas com: empresa privada para transferência de tecnologias biomédicas, e entre o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE – e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTecPB – com o projeto Empreender UEPB. Desta forma, concluísse que ainda não é possível afirmar que a Universidade Estadual da Paraíba é uma Universidade Empreendedora, entretanto, a universidade tem iniciado ações no sentido de se tornar uma UE através de parcerias estratégicas com base na tripla hélice Universidade-Empresa-Governo.
Descrição: OLIVEIRA, R. L. de. Universidades empreendedoras: o caso da Universidade Estadual da Paraíba. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8637
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário Lustosa de Oliveira.pdf706.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.