Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Edson Marques Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-05T20:08:06Z | - |
dc.date.available | 2016-02-05T20:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 793 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8652 | - |
dc.description | LIMA, E. M. F. de. Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares. 2015. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Física escolar e os brinquedos populares no ensino fundamental, especialmente nas séries finais, requer uma atenção especial em virtude da transição constante que passam os alunos nas séries iniciais. Esse processo deve ser acompanhado possibilitando compreender a importância dos brinquedos populares no âmbito escolar e sua contribuição na formação do aluno, considerando os interesses comuns, a problematica da evasão escolar e o desinteresse do aluno por outras disciplinas, de maneira que possamos identificar as possibilidades de vivências com o jogo, o brinquedo e a brincadeira, através do objeto desse estudo que é os brinquedos populares. O procedimento metodológico foi à pesquisa bibliográfica por meio referencial teórico, de fontes atualizadas em livros, sites e artigos de autores como Daudt, Sperb, & Gomes, (1992), Marinho, (2007) e Fortuna, (2007), et al. O nosso objetivo foi identificar como os alunos das séries pesquisadas veem a construção e desconstrução dos brinquedos populares na escola, a partir das suas próprias experiências como contribuintes na escolarização do aluno e na formação do indivíduo consciente e crítico. Ao consideramos a importância do assunto e a sua ampla discussão na relação com os alunos, com os brinquedos populares, considerando os seus hábitos em casa, na rua e na escola, os seus interesses e como podem ser influenciados pela mídia, o que consideravelmente os afasta da atividade física regular e em especial dos brinquedos e brincadeiras populares, destacando a importância da escola e em especial do professor de Educação física na transformação social e formativa do individuo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regimênia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos populares | pt_BR |
dc.title | Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edson Marques Ferreira de Lima.pdf | PDF - Edson Marques Ferreira de Lima | 761.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.