Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8655
Título: A ginástica artística vivenciada nas aulas de balé clássico: Estudo de uma intervenção em crianças
Autor(es): Nunes, Mikaeli de Vasconcelos
Palavras-chave: Ginástica artística
Balé clássico
Postura
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O objetivo desse estudo é estreitar a relação da ginástica artística com o balé clássico, avaliando e comparando crianças participantes de um programa de intervenção com a utilização da ginástica artística nas aulas de balé clássico, com foco na melhoria da flexibilidade, do equilíbrio corporal, da postura corporal e das habilidades técnicas do balé, com crianças praticantes apenas do balé clássico. A pesquisa trata-se de um estudo experimental, onde foi realizada uma intervenção em crianças em duas instituições de ensino em Campina Grande- PB. A amostra foi composta por 20 crianças do sexo feminino, onde 10 crianças (grupo experimental) tiveram intervenção com conteúdos de ginástica artística nas aulas de balé clássico e outras 10 crianças (grupo controle) apenas tiveram aulas de balé clássico. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados testes físicos para avaliação da flexibilidade- flexiteste, e equilíbrio- Rosadas (1991) e Rosa Neto (2002), além da avaliação da postura- algumas váriaveis do sistema ADCON sugeridas João (2008); e de elementos técnicos do balé- plié, soupless, cambré e grand écart frontal e lateral (direita e esquerda), compatíveis com o grau de desenvolvimento das crianças. Foi também utilizada, a observação das aulas e registros com câmera fotográfica e filmadora em entrevistas em grupo e individual. Os resultados mostraram que as crianças participantes do grupo experimental, que vivenciaram conteúdos de ginástica artística juntamente com os conteúdos de balé, mostraram aumento superior dos níveis de flexibilidade, equilíbrio e das técnicas específicas do balé clássico, comparadas às crianças do grupo controle. Na avaliação da postura, em ambos os grupos, houve pequenas alterações. As crianças participantes demonstraram elevada motivação ao longo do Programa implementado, além da ampliação dos seus conhecimentos, demonstrando assim que a inclusão da ginástica artística nas aulas de balé clássico enriquece a formação das crianças.
Descrição: NUNES, M. de V. A ginástica artística vivenciada nas aulas de balé clássico: Estudo de uma intervenção em crianças. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8655
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaeli Vasconcelos Nunes.pdfPDF - Mikaeli Vasconcelos Nunes958.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.