Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8656
Título: Estudo biomecânico das fases do chute no futebol através de análise cinemática e intervenção corretiva
Autor(es): Reis, Giovani Moreira Gouveia Alt dos
Palavras-chave: Cinemática
Futebol
Chute
Biomecânica do chute
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O presente estudo abordou questões relacionadas à biomecânica do chute no futebol, buscando analisar, comparar e intervir corretivamente através de um processo cinemático das fases do chute. Foi feito um experimento em que um indivíduo destreinado, sem vivência com o esporte e qualquer intervenção, executou naturalmente o chute a gol. Após recolher as imagens, buscou-se analisá-las e compará-las com estudos realizados por CARNAVAL, 2000. Procurando discutir e detectar possíveis falhas relacionadas a uma má execução do chute e outros fatores envolvidos. Exemplos: amplitudes das articulações e posicionamento dos membros, como também, analisar os efeitos de um processo de intervenção, feito por um profissional de educação física, buscando enfatizar a importância da atuação do mesmo num processo de correção e aprimoramento da técnica envolvida no processo biomecânico.
Descrição: REIS, G. M. G. A. dos. Estudo biomecânico das fases do chute no futebol através de análise cinemática e intervenção corretiva. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8656
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giovani Moreira Gouveia Alt dos Reis.pdfPDF - Giovani Moreira Gouveia Alt dos Reis1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.