Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8663
Título: Determinação da direção norte sul geográfica
Autor(es): Araújo Filho, Gilberto Campos de
Palavras-chave: Norte geográfico
Campo eletromagnético
Orientação pelo Sol
Data do documento: 29-Out-2015
Resumo: A orientação geográfica sempre foi e sempre será de importância para o cotidiano, seja para navegação aérea, náutica ou para a arquitetura e o urbanismo. O processo de orientação e localização foi estabelecido desde muito tempo e hoje em dia são utilizados alguns instrumentos como a bússola e o GPS. Contudo, estes equipamentos nem sempre existiram. Pretende-se com este trabalho demonstrar um meio alternativo para se encontrar o norte geográfico verdadeiro e compará-lo com o norte orientado pelas bússolas. Foi realizado um experimento observacional no município de Alagoa Grande – PB, utilizando uma haste de madeira retilínea, fixada verticalmente no solo e o Sol como como instrumento principal. Durante o experimento, foi possível encontrar o norte geográfico verdadeiro observando-se a projeção da sombra da haste de hora em hora no período de um dia ensolarado. Comparando-se com o norte magnético orientado pelas bússolas observou-se uma deflexão de 20º entre o norte verdadeiro e o magnético. Sabendo-se que o local do experimento está localizado a 07º 02’ 28” de latitude sul e 35º37’35” de longitude oeste, ou seja, bem próximo da linha equatorial, esta deflexão é superior ao valor esperado. Esta deflexão elevada se deve provavelmente ao fato de existir uma torre de telefonia, que gera um campo eletromagnético nas proximidades, o qual atrai a agulha das bússolas para sua direção, mascarando, assim, o resultado esperado. Com o experimento, evidenciou-se que as bússolas não indicam corretamente a direção norte-sul magnética em centros urbanos devido à existência de equipamentos geradores de campo eletromagnéticos.
Descrição: ARAÚJO FILHO, G. C. de. Determinação da direção norte sul geográfica. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8663
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberto Campos de Araújo Filho.pdfPDF - Gilberto Campos de Araújo Filho1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.