Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8674
Título: Relato de experiência: (Re) pensando a prática docente a partir da reflexão didática no estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Mayara Gomes da
Palavras-chave: Formação docente
Estágio Supervisionado
Scripts
Didática
Interdisciplinaridade
Data do documento: 25-Ago-2015
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem ganhado centralidade e visibilidade no cotidiano dos alunos do Ensino Médio na medida em que tem sido usado como porta de entrada para o Ensino Superior. O conhecimento dos pressupostos teórico-metodológicos do ENEM é importante para o planejamento de sequências didáticas, pois o docente deve considerar seus três pilares básicos: contextualização, problematização e interdisciplinaridade. Este trabalho é uma pesquisa-ação, um relato de experiência sobre estágio supervisionado que enfocou o processo de formação inicial do professor, especificamente o planejamento e a reflexão didática com uso do recurso metodológico dos “scripts”. Estes consi stem em roteiros detalhados de aulas que auxiliam na formação de competências e habilidades próprias do fazer docente. Os resultados do trabalho mostraram que os “scripts”, embora demandem mais tempo do que os tradicionais planos de aula para serem preparados, facilitam muito a preparação do professor porque ele reflete exaustivamente sobre a aula antes de aplicá-la. O docente atua como autor de sua aula, e isto permite adaptá-la à realidade dos alunos. Além disso, o professor em formação pode treinar a criação de situações-problema e pensar em como contextualizar e dar mais sentido à sua aula. As aulas planejadas a partir dessas roteiros (scripts) tiveram maior participação e interesse dos estudantes, sendo que a experimentação teve um papel muito importante para a aprendizagem dos conteúdos em virtude de facilitar a aproximação do aluno ao conteúdo. Os experimentos engajaram os alunos de maneira efetiva na aula, concedendo-lhes oportunidade de levantamento de hipóteses, estimulando a criatividade, o posicionamento ativo, bem como a elaboração de explicações e a revisão de seus conhecimentos prévios. Essas observações e vivências durante o estágio supervisionado foram importantes para (re) pensarmos a nossa prática docente à luz da reflexão didática orientada a partir da fundamentação teórico-metodológica do ENEM.
Descrição: SILVA, M. G. da. Relato de experiência: (Re) pensando a prática docente a partir da reflexão didática no estágio supervisionado. 2015. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8674
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Gomes da Silva.pdfPDF - Mayara Gomes da Silva929.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.