Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8675
Título: Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei sobre justiça e respeito
Autor(es): Oliveira, Maria Adriana Alves de
Palavras-chave: Valores morais
Representações sociais
Justiça
Respeito
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Na sociedade contemporânea, as discussões relativas às concepções de respeito e justiça têm se ampliado gradativamente, principalmente no campo dos valores morais. Os estudos relativos às representações sociais, muito têm contribuído para possibilitar a ampliação do olhar sobre a realidade social. Verifica-se também o aumento da incidência de adolescentes que cometeram algum delito, fato que gera questionamentos sobre quais tipos de valores morais esses adolescentes têm construído. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou analisar as representações sociais dos adolescentes em conflito com a lei sobre os valores morais, especificamente em relação às noções de justiça e de respeito. Recorreu-se a teoria das representações sociais de Moscovici e Jodelet, assim como a teoria de Piaget, sobre a moralidade. Para tanto, foi utilizada uma metodologia qualitativa a partir da proposta de grupo focal, composto por dez adolescentes vinculados ao CREAS II, da cidade de Campina Grande-PB, os quais estariam submetidos a algumas medidas socioeducativas. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de filmagem vídeogravada e a análise de dados foi realizada sob a perspectiva de Bardin. Os adolescentes construíram representações sociais predominantemente de respeito unilateral, fundamentados numa relação heterônoma, bem como representações de justiça distributiva, fundamentada, principalmente numa perspectiva autônoma. As representações estão ancoradas nas experiências vivenciadas no cotidiano dos adolescentes. Os resultados da pesquisa contribuíram para suscitar espaços de reflexão sobre as noções de respeito e justiça a partir do olhar dos adolescentes em conflito com a lei, além de fornecer subsídios significativos para o trabalho no centro de referência supracitado.
Descrição: OLIVEIRA, M. A. A. de. Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei sobre justiça e respeito. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8675
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Adriana Alves de Oliveira.pdfPDF - Maria Adriana Alves de Oliveira700.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.