Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8676
Título: Concepções sobre virgindade para mulheres de cidade rural e urbana da Paraíba
Autor(es): Frazão, Simone Albuquerque
Palavras-chave: Sexualidade
Virgindade feminina
Mulheres
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a concepção de mulheres jovens acerca da virgindade feminina. Participaram mulheres com idades entre 18 e 29 anos, residentes nas cidades de Campina Grande e Lagoa Seca, entre as zonas urbana e rural. A pesquisa foi realizada em praças e logradouros das respectivas cidades de Lagoa Seca e Campina Grande, com mulheres de 18 a 29 anos. O instrumento para coleta de dados foi entrevista semiestruturada. Pode-se observar no final desta pesquisa a concepção que as mulheres da cidade rural e urbana tem acerca da virgindade, que há a valorização da virgindade nos discursos das mulheres da cidade rural e urbana, que a diferença de gênero existente em relação a sexualidade é mais forte no discurso das mulheres da cidade rural. A visão da virgindade nos dias atuais como algo raro foi observado nos discursos das mulheres da cidade urbana e rural. A questão da iniciação sexual também foi um assunto discutido, bem como a moral familiar e a pressão social que as mulheres sofrem em cima da sua virgindade. A análise dos conteúdos das entrevistas foi realizada com base em categorias determinadas a partir dos temas suscitados e processado em uma série de etapas, de acordo com a análise categorial temática. O software utilizado para análise foi o IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires).
Descrição: FRAZÃO, S. A. Concepções sobre virgindade para mulheres de cidade rural e urbana da Paraíba. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8676
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Albuquerque Frazão.pdfPDF - Simone Albuquerque Frazão3.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.