Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8682
Título: Avaliação da atividade física regular nos componentes da Síndrome Metabólica em participantes de programa de atividade física
Autor(es): Almeida, Alfredo Magno Farias
Palavras-chave: Síndrome Metabólica
Atividade física
Risco cardiovascular
Data do documento: 27-Nov-2015
Resumo: A síndrome metabólica (SM) é um distúrbio definido como um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular, usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. A prática regular de atividade física (AF) é um importante fator para prevenção e tratamento dos componentes da síndrome metabólica e seus fatores de riscos. A pesquisa foi do tipo experimental não controlado, desenvolvido com 36 indivíduos de ambos os gêneros, com idade igual ou superior a 47 anos, participantes do Programa Universidade Aberta no Tempo Livre desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Campina Grande – PB, no período entre julho de 2014 a dezembro de 2014. A amostra foi analisada em dois momentos distintos da pesquisa: no início e no término do estudo, após dois meses de AF. Na análise inicial observou-se que os indivíduos avaliados apresentaram alto percentual de circunferência abdominal (CA) alterada (69,4%) e maior prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) (63,9%). Verificaram-se, ainda, altos valores nas taxas de triglicerídeos (TG) (41,7%) e alta prevalência de SM (42,2%). Após dois meses de AF, observou-se alteração significativa apenas na taxa de TG, cujo percentual de indivíduos com valores elevados reduziu de 41,7% para 22,2% (p=0,0016). Foi observada uma diminuição na prevalência de SM de 47,2% para 36,1%. O presente estudo mostra que mudanças no estilo de vida, como a prática de AF contribuem para a prevenção e/ou tratamento dos componentes da SM, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Descrição: ALMEIDA, A. M. F. Avaliação da atividade física regular nos componentes da Síndrome Metabólica em participantes de programa de atividade física. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8682
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alfredo Magno Farias Almeida.pdfPDF - Alfredo Magno Farias Almeida485.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.