Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8692
Título: A evolução do crescimento urbano no bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB
Autor(es): Gonçalves, Cladeilza
Palavras-chave: Geografia urbana
Reestruturação urbana
Bancários
Data do documento: 11-Fev-2016
Resumo: Nosso trabalho tem como objetivo mostrar a evolução do Bairro dos Bancários, considerado um dos bairros modernos mais completos e economicamente dinâmicos da cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, no Nordeste do Brasil. Consideramos seus aspectos iniciais, em que o conjunto residencial apresentava um perfil dominante de unidades residenciais, além de alguns pontos comerciais e de prestação de serviços. Registramos as transformações do seu espaço, em que a estrutura original está sendo modificada pelo acréscimo de edifícios de apartamentos, além da instalação de serviços bancários, supermercados, shoppings centers, a dinamização de logradouros públicos, como a Praça da Paz, as instituições educacionais, as clínicas e os laboratórios médicos, além de representações do poder público. Essa transformação resultou, não apenas em aumento populacional, como também em novas atividades, decorrentes da instalação de um novo contexto socioeconômico e cultural. Atualmente, o bairro do Bancários representa um lugar em que a interrelação entre atividades e entre pessoas representa o contexto urbano que o torna parte integrante da totalidade, representada pela cidade de João Pessoa.
Descrição: Gonçalves, Cladeilza. A evolução do crescimento urbano no bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB. 2014. 41f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8692
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cladeilza Gonçalves.pdfPDF - Cladeilza Gonçalves.pdf14.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.