Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8699
Título: Blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Geografia
Autor(es): Silva, Daniel de Almeida
Palavras-chave: Blog
Ensino
Geografia
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta algumas reflexões sobre a utilização do blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de geografia. É pretendido aqui fazer uma reflexão do cotidiano, tendo em vista os desafios da atual educação e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Buscaremos analisar como professores e alunos podem se transformar em sujeitos e cocriadores de sua própria educação. Para tanto, faremos uma reflexão sobre a ressignificação da tecnologia tradicional para a tecnologia digital e a utilização das TICs na educação. Buscaremos entender como os blogs podem nos auxiliar como ferramentas didático-pedagógicas no ensino; e também apresentaremos os limites, possibilidades e as experiências da utilização do blog encontro geográfico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, explicativa/qualitativa e observacional. A partir dos desafios, perspectivas e exigências no ensino da geografia, devemos nos questionar como podemos inserir nas aulas de geografia um ambiente mais próximo do mundo em que os alunos vivenciam suas experiências cotidianas. Para que as mudanças no processo de ensino-aprendizado posam ocorrer é necessário que os aspectos relacionados à utilização das novas tecnologias permitam uma maior objetividade ao modo de fazer nas salas e ao aprender dentro e fora do ambiente escolar.
Descrição: SILVA, Daniel de Almeida. Blog como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Geografia. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8699
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DANIEL DE ALMEIDA SILVA.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.