Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/870
Título: Importância do exercício físico para a vida diária do idoso
Autor(es): Pereira, Rubênia Cavalcante
Palavras-chave: Educação Física
Mídia
Orientação curricular
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Dados de pesquisas mostram que embora existam muitos benefícios com a prática do exercício físico, muitos idosos ainda vivem de forma sedentária. Esse estudo teve como objetivo verificar a importância do exercício físico para a vida diária do idoso. Trata-se de um estudo de corte transversal, com abordagem quantitativa, em que participaram 40 idosos, sendo 20 inativos escolhidos aleatoriamente e 20 ativos, estes participantes do projeto “Viva a Velhice com Plenitude” (UEPB) praticantes de ginástica geral e musculação, ambos de Campina Grande - PB. Os idosos participaram da pesquisa de forma voluntária respondendo a uma anamnese e um questionário de Auto-percepção do Desempenho de Atividades da Vida Diária de Andreotti e Okuma (1999), referente às várias atividades realizadas durante a rotina diária do idoso. Para tratamento dos dados, foi utilizada a escala proposta por Andreotti e Okuma (1999), que classifica a capacidade funcional do idoso em Muito ruim, Ruim, Média, Boa e Muito boa dependendo do seu desempenho descrito no questionário. Os dados dos sujeitos ativos e inativos foram comparados, entretanto, os idosos ativos se classificaram com a capacidade funcional “Muito boa” enquanto que os idosos inativos obtiveram classificação “Média”. Contudo, este estudo confirma a importância da prática do exercício físico para a vida diária dos idosos, pois contribui positivamente no desempenho funcional, proporcionando autonomia e qualidade de vida para um envelhecimento saudável.
Descrição: PEREIRA, R. C. Importância do exercício físico para a vida diária do idoso. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/870
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubênia Cavalcante Pereira.pdfRubênia Cavalcante Pereira632.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.