Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8700
Título: Facebook como recurso didático: ferramenta pedagógica utilizada no ensino de Química
Autor(es): Catão, Simone Nóbrega
Palavras-chave: Ensino de Química
Facebook
Tecnologias na educação
Data do documento: 18-Out-2014
Resumo: A comunicação é algo que esteve sempre presente na vida da humanidade, pois desde que o homem começou a viver em sociedade, sentiu a necessidade de comunicar-se, desta forma, o homem aperfeiçoou e ampliou com o passar do tempo, a sua capacidade de se relacionar. Contudo o avanço no processo comunicacional proporcionou ao homem uma maior capacidade racional de desenvolver novos mecanismos para ampliar a comunicação, assim como o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias. Com a evolução da tecnologia, à internet está se popularizando cada vez mais e crescendo de maneira espantosa consideravelmente nos últimos anos exercendo um grande impacto no modo de produção da sociedade, portanto o mundo virtual e o real se fundem cada vez mais, fazendo com que as influências das inovações tecnológicas façam parte do cotidiano dos indivíduos. Contudo, as novas gerações ja nascem e crescem conectada nesse novo mundo virtual (internet), tornando a tarefa de educa-lás em sala de aula uma função cada vez mais desafiadora. Nesse sentido faz-se necessário a busca de novos meios e diferentes estratégias de ensino que auxiliem a interação dos alunos de forma educativa. Este trabalho teve como objetivo verificar a aficácia da rede social (Facebook) como ferramenta pedagógica no ensino de Química através de atividades complementares a serem desenvolvidas no Facebook (grupo fechado) para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB, pois, essa ferramenta permite ao educador direcionar conteúdos vistos em sala de aula para esse mundo virtual e flexibilizar os contextos de aprendizagem possibilitando um ambiente de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Este trabalho é um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, teve como técnica a observação extensiva e como instrumento de coleta de dados o atividades desenvolvidas no Facebook (grupo fechado). Contudo percebeu-se que o Facebook mostra-se bastante eficaz na construção de saberes, uma vez que se observou a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes pesquisados. Nossa fundamentação baseia-se em Fernandes (2013), Ferreira (2014), Murano (2011), Pinheiros (2013) e Rojo (2012). A análise nos mostra que Com base nos resultados deste trabalho, a grande importância de utilizar as TICs como recurso de aprendizagem colaborativa no ensino de Química, pois, a rede social Facebook foi muito bem utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal e informal, uma vez que agrega diversos tipos de mídias em um único ambiente, motivando e envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem, onde, o professor atua como mediador, mas os alunos são responsáveis pela própria produção.
Descrição: CATÃO, Simone Nóbrega. Facebook como recurso didático: ferramenta pedagógica utilizada no ensino de Química. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8700
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SIMONE NÓBREGA CATÃO.pdf734.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.