Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8717
Título: Por trás da batina: os esconderijos de um homem em O mulato, de Aluísio de Azevedo
Autor(es): Costa, Ana Mikarlla Pereira da
Palavras-chave: Literatura e sociedade
Aluísio de Azevedo
O personagem
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma leitura analítica do personagem Diogo, no romance O Mulato, de Aluísio de Azevedo, focalizando aspectos morais e psicológicos, que o caracterizam na obra, de forma relacionada com os temas sociais abordados. Nesse estudo, evidenciamos que o autor busca representar a sociedade através de uma narrativa ficcional, este trabalho procura articular os abusos eclesiásticos que se escondem, como o salvo-conduto na batina e na suposta santidade de um homem por ter-se tornado um padre. Por isto, o trabalho apresentado, busca reflexões dos autores Antonio Candido, Emile Zola, teorias do naturalismo, referenciais bíblicos e entre outros, que nos permitiram considerações acerca do personagem do romance, com suas formas caracterizadas, existe toda uma forma do autor descortinar os problemas sociais, sem que sua forma de pensar seja censurada.
Descrição: COSTA, A. M. P. da C. Por trás da batina: os esconderijos de um homem em O mulato, de Aluísio de Azevedo. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8717
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Mikarlla Pereira da Costa.pdf424.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.