Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8724
Título: A leitura e suas relações com o ensino e aprendizagem
Autor(es): Gomes, Mônica
Palavras-chave: Leitura
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 2014
Resumo: A leitura é de muita importância em todos e qualquer ambiente, seja ela profissional ou educacional, portanto devemos estar sempre preocupados com este aspecto dentro do nosso ambiente no contexto geral. O presente trabalho tem como objetivo, aprofundar estudos dos fundamentos teóricos essenciais para o ensino da leitura, indicando direções para uma aprendizagem que viabilize a proficiência leitora dos alunos. É nossa intenção mostrar direções que viabilize a proficiência leitora. Para tanto é imprescindível conhecer as concepções de leitura para que através delas possamos apresentar estratégias utilizadas pelos professores no ensino da leitura, oferecer proposta de ações pedagógicas que possibilite a melhoria do ensino da leitura. Diante do exposto, surgiu a seguinte indagação: O que é ler? E quais as estratégias podem ser adotadas pelos docentes para desenvolver as habilidades de leitura dos alunos? Para realização deste trabalhou pesquisou-se, foi selecionado textos para leituras e em seguida analisado, fazendo observações do que seria necessario para contribuição da pesquisa cientifica de forma empririca. É fundamental entender que cada criança tem seu ritmo de aprender e que essa aprendizagem é gradativa, que devem ser respeitadas as diferenças individuais e não se deve punir e criticar a criança por ela não estar lendo ou escrevendo como outra da mesma idade. Isso poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, gerando nela sentimentos de insegurança e incapacidade. É necessário estarmos firmados com esse compromisso dentro e fora do ambiente educacional. Neste trabalho, serão destacadas as contribuições da leitura no contexto educacional, ou seja, o desenvolvimento da aprendizagem da leitura. Sendo assim, nosso objetivo é aprofundar os estudos de fundamentos teóricos essenciais para o ensino da leitura. Para tanto nos apoiamos nos estudos de Freire (2005) Ferreiro (2009) Solé (1998), PCN‟S (1998) entre outros, que por meio de suas teorias nos leva a compreender de como se dá o processo da leitura. Como também trazem algumas reflexões e questionamentos que permeiam o fazer. Aponta-se como desafio formar praticantes da leitura e, consequentemente, da escrita, e não apenas sujeitos que possam ler compreender. Para tanto, faz-se necessário acreditar que a partir do exemplo do professor é possível formar leitores e escritores competentes. A leitura enunciar ou percorre com a vista ou com os dedos procurando interpretar o seu significado.
Descrição: GOMES, M. A leitura e suas relações com o ensino e aprendizagem. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8724
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Gomes.pdf354.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.