Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/873
Título: Cuidados domiciliares de enfermagem a um paciente amputado por diabetes
Autor(es): Silva, Joanes Vieira da
Palavras-chave: Diabetes
Enfermagem
Amputação
Enfermagem no lar
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever o processo de cuidados de enfermagem domiciliar junto a um paciente diabético que se submeteu a um processo cirúrgico, levantando dados teóricos sobre a diabete, discorrendo sobre a assistência da enfermagem domiciliar, refletindo todos os aspectos físicos, sociais e psíquicos que envolvem o cuidar do cliente e expondo como os profissionais de enfermagem atuam junto ao paciente diabético com risco de amputação. Tratou-se de um relato de experiência tipo estudo de caso, descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, apoiado nos recursos literários pertinentes ao tema. A diabetes mellitus é um dos grandes problemas da Saúde Mundial, visto que provoca conseqüências irremediáveis, como a depredação de um órgão, entre eles o pé, refletindo de uma maneira muito fiel, todo o sofrimento causado pela doença. Nesses casos de amputação são necessários cuidados extremos devidos á alta complexidade do momento que passa o doente. Cuidados que ultrapassa o ambiente hospitalar e se faz conveniente e necessário à atenção dirigida ao universo em que vive o paciente, especialmente quando esse cuidado domiciliar se trata de um paciente amputado por diabetes. Na ocasião a enfermagem passa a ser de grande valia nessa modalidade, a fim de que o doente acometido pela diabete se sinta assistido por um profissional que irá se voltar exclusivamente para um único paciente, visando acompanhar e buscar um novo sentido para a vida do amputado. No relato, observou-se que o assistido ao mesmo tempo em que recebia os cuidados do profissional de enfermagem, também aprendia como assumir a responsabilidade de se autocuidar. Tudo transcorrendo de uma maneira bem fraterna, criando entre paciente e profissional um vínculo afetivo caracteristicamente familiar. Com isso o assistido se sentia seguro e estimulado em voltar à rotina, à vida. Apesar de ser amputação um momento de dor e sofrimento, como em toda situação de morbidade, o que marcou o processo da assistência domiciliar foi o conhecimento relacionado á nossa responsabilidade, técnica e também a responsabilidade social, visto que a diabetes é uma doença que deixa o ser humano susceptível a outras morbidades, tirando-o, muitas vezes do convívio social. Concluise, pois, que a humanização seja vivenciada em situação mútua, onde o profissional se sinta também parte do universo em que a fragilidade humana não polpa ninguém das morbidades e fatalidades a que todos estão sujeitos.
Descrição: SILVA, J. V. da. Cuidados domiciliares de enfermagem a um paciente amputado por diabetes. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/873
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanes Vieira da Silva.pdfJoanes Vieira da Silva880.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.