Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelipe, Katarina Tainan Aranha-
dc.date.accessioned2016-02-16T19:20:46Z-
dc.date.available2016-02-16T19:20:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD 020-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8733-
dc.descriptionFELIPE, K. T. A. Texto, leitura e compreensão e interpretação: uma análise crítica-reflexiva sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como cerne uma análise-crítica-reflexiva sobre Texto, Leitura, Compreensão e Interpretação. Objetiva refletir os conceitos de texto, dado por vários autores, adeptos do Interacionismo Sociodiscursivo, ligados a análise do discurso. Tem como relevância analisar a importância da leitura, compreensão e interpretação sob a ótica destes autores, dentre os quais Eni P. Orlandi que trata diretamente da diferença entre compreender e interpretar, ponto fundamental da análise desta pesquisa. A compreensão e a interpretação de textos analisadas sob a ótica dos teóricos da língua, servirão de base para análise de algumas das propostas de livros didáticos, dentre os quais, aparecem citados nesta pesquisa, Cereja/Magalhães e Correa/Luft, obras que fazem parte da aprovação do MEC Ministério da Educação e Cultura para o PNLD Programa Nacional do Livro Didático. Na análise das propostas observa-se a estrutura e a metodologia do trabalho de compreensão e interpretação se os autores dos livros didáticos diferenciam, ou não, o compreender do interpretar. Esta pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista tomou como base, além de Orlandi (2008), Bakhtin (2009) Pêcheux (2008), Marcuschi (2008), Bronckart (2006) e outros. Concluiu-se que o estudo do texto sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo é de maior eficácia, pois os autores citados convergem para um mesmo ponto que se justifica: ler, compreender e interpretar textos leva os sujeitos a se ajustarem em uma educação para a descoberta da identidade, valorização do espaço em que vive e compreensão das relações interpessoais e interdependentes entre os seres humanos e também a interdependência entre o indivíduo e o seu meio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.titleTexto, leitura e compreensão e interpretação: uma análise crítica-reflexiva sob a ótica do interacionismo sociodiscursivopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katarina Tainan Aranha Felipe.pdf703.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.