Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felipe, Katarina Tainan Aranha | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-16T19:20:46Z | - |
dc.date.available | 2016-02-16T19:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8733 | - |
dc.description | FELIPE, K. T. A. Texto, leitura e compreensão e interpretação: uma análise crítica-reflexiva sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como cerne uma análise-crítica-reflexiva sobre Texto, Leitura, Compreensão e Interpretação. Objetiva refletir os conceitos de texto, dado por vários autores, adeptos do Interacionismo Sociodiscursivo, ligados a análise do discurso. Tem como relevância analisar a importância da leitura, compreensão e interpretação sob a ótica destes autores, dentre os quais Eni P. Orlandi que trata diretamente da diferença entre compreender e interpretar, ponto fundamental da análise desta pesquisa. A compreensão e a interpretação de textos analisadas sob a ótica dos teóricos da língua, servirão de base para análise de algumas das propostas de livros didáticos, dentre os quais, aparecem citados nesta pesquisa, Cereja/Magalhães e Correa/Luft, obras que fazem parte da aprovação do MEC Ministério da Educação e Cultura para o PNLD Programa Nacional do Livro Didático. Na análise das propostas observa-se a estrutura e a metodologia do trabalho de compreensão e interpretação se os autores dos livros didáticos diferenciam, ou não, o compreender do interpretar. Esta pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista tomou como base, além de Orlandi (2008), Bakhtin (2009) Pêcheux (2008), Marcuschi (2008), Bronckart (2006) e outros. Concluiu-se que o estudo do texto sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo é de maior eficácia, pois os autores citados convergem para um mesmo ponto que se justifica: ler, compreender e interpretar textos leva os sujeitos a se ajustarem em uma educação para a descoberta da identidade, valorização do espaço em que vive e compreensão das relações interpessoais e interdependentes entre os seres humanos e também a interdependência entre o indivíduo e o seu meio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo | pt_BR |
dc.title | Texto, leitura e compreensão e interpretação: uma análise crítica-reflexiva sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Katarina Tainan Aranha Felipe.pdf | 703.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.