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dc.contributor.authorSilva, Elisângela Rodrigues de Sena-
dc.date.accessioned2016-02-16T19:21:09Z-
dc.date.available2016-02-16T19:21:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8734-
dc.descriptionSILVA, E. R. de S. Literatura para todos: formação do cidadão crítico visando ao público do EJA. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar o uso da leitura literária na formação de um cidadão crítico em turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A leitura literária deveria estar presente no dia a dia dos seres humanos e intensificando sua grande importância na formação do educando. Pois, é por meio dela que melhor refletimos, nos comunicamos, viajamos na imaginação... Minha intenção não é dar uma receita de como trabalhar o literário com jovens e adultos, muito menos discutir o que é ou não literatura para este público, mas sim parar e refletir sobre o histórico de importância que se dá ao gênero neste momento de vida e de formação dos jovens. Este artigo não discutirá uma Obra Literária em específico e, sim, versará sobre o histórico da Educação de Jovens e Adultos; a importância da literatura na formação do leitor da EJA e também sobre as práticas docentes com o texto literário em sala de aula. Sabemos que não é um manual a se seguir, mas é uma maneira de refletirmos sobre as práticas educativas em sala de aula. Neste artigo, podemos compreender a relevância da Literatura como um dos fatores primordiais para a leitura que deve se tornar um exercício constante na prática docente e discente. Saber escolher uma boa Obra Literária para trabalhar com essa clientela faz parte do processo letrado, o qual indagaremos no entorno deste contexto. A redação deste artigo trata a Literatura como tema, mas não discutirá uma obra em específico, abordará sobre práticas docentes com o texto literário em sala de aula, mas não é uma receita. É apenas a minha visão e reflexão, sobre algumas práticas de ensino em turmas de EJA. Para realização deste artigo, fundamentamo-nos nos autores: Miguel Gonzalez Arroyo (2005/2005); Mario Vargas Llosa (2003); Gabriel García Márquez (1998); Isabel Solé (1998); Regina Zilberman (2008); Ezequiel Theodoro da Silva (2008); Parâmetros Curriculares Nacionais (2001); Paulo Freire (1996); e na Constituição Brasileira de 1988 (2004). O referido trabalho encontra-se dividido em três partes: na primeira abordamos a história da EJA – Educação de Jovens e Adultos, na segunda parte, a importância da literatura na formação do leitor de EJA e por fim, uma breve reflexão sobre o professor e suas práticas literárias. Portanto, essa é apenas uma reflexão sobre a leitura literária na Formação do Cidadão Crítico Visando o Público da EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerdapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação, jovens e adultospt_BR
dc.titleLiteratura para todos: formação do cidadão crítico visando ao público do EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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