Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8736
Título: Variação linguística no livro de Língua Portuguesa: as contribuições da sociolinguística para o ensino
Autor(es): Amaral, Salustino Alex Ferreira do
Palavras-chave: Variação linguística
Livro didático
Ensino de Língua Portuguesa
Data do documento: 2014
Resumo: Considerando que não devemos classificar a linguagem como certa ou errada, observamos as variações linguísticas, que dão origem aos dialetos, sotaques, registros ou estilos. O uso dos códigos linguísticos depende da ocasião e da região na qual o falante está inserido. Considerando a relevância da compreensão do fenômeno da variação linguística no contexto social e no contexto educacional, o presente trabalho pretende investigar como é a abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa de ensino fundamental. Para tanto, tomaremos como objeto de análise a Coleção Vontade de Saber, de autoria de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto, destinada às turmas de 6º ao 9º anos do ensino fundamental. O aporte teórico da presente pesquisa considera Bagno (1999, 2001, 2007, 2009) que trata de variação linguística e preconceito linguístico, Faraco (2005), Fiorin (2008), Ilari (2008), Mussalim& Bentes (2006), que discorrem sobre uma perspectiva histórica a respeito das concepções linguísticas.
Descrição: AMARAL, S. A. F. do. Variação linguística no livro de Língua Portuguesa: as contribuições da sociolinguística para o ensino. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8736
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Salustino Alex Ferreira do Amaral.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.