Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8737
Título: O Nordeste nas canções de Dominguinhos: uma análise do discurso
Autor(es): Andrade, Josineide Castro
Palavras-chave: Análise do discurso
Dominguinhos
Nordeste
Data do documento: 2014
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma breve análise de quatro canções do compositor, músico e cantor Dominguinhos e tem como objetivo principal mostrar, através da composição literária, o discurso sobre sua visão do Nordeste. Para este estudo, voltamo-nos para a Análise do Discurso, conceituando novas concepções e apresentando a linguagem para além de suas formas gramaticais. Para isso, buscamos subsídios em teorias da análise do discurso em autores como Pechêux (1997) e Foucault (1986,1999), em contraponto às ideias de Dubois. Amparada nesses autores e em outros estudiosos da AD, percorreremos um caminho de formação de sentido dos dizeres dos indivíduos, levando em consideração sua historicidade, não no sentido de tempo, mas no sentido em que os discursos são determinados pelas condições sociais de sua existência, subsídios para a referida análise das canções de Dominguinhos. Constatamos, nos discurso deste cantor, compositor e intérprete, a ideologia do nordestino, que mesmo em uma época de sofrimento motivado pela seca, ignorância e pobreza é um povo alegre e acolhedor, conservador de sua cultura e que porta de entrada para o conhecimento desse espaço privilegiado e dessa gente pode ser as letras das canções e o ritmo de sua música: o forró.
Descrição: ANDRADE, J. C. O Nordeste nas canções de Dominguinhos: uma análise do discurso. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8737
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Castro Andrade.pdf567.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.