Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/874
Título: O uso de plantas medicinais pela população na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)
Autor(es): Suassuna, Jair Meneses
Palavras-chave: Terapias Alternativas
Fitoterapia
Plantas Medicinais
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: As plantas medicinais continuam ocupando lugar de destaque no arsenal terapêutico e muitas vezes, é o único recurso de muitas comunidades e grupos étnicos. Com base no exposto, este estudo buscou avaliar o nível de conhecimento e a utilização de plantas medicinais pela população assistida na Unidade Básica de Saúde da Família, no município de Catolé do Rocha/PB. A pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo, com método de abordagem quantitativo, cujo universo foi constituído de 100 usuários. Para formação do banco de dados foi utilizado um formulário composto por 14 perguntas, objetivas e discursivas, norteando questões referentes a caracterização socioeconômica e ao conhecimento sobre as plantas com efeito medicinal. Constatou-se que, a faixa etária variou de 18 a 82 anos; tendo a profissão de agricultor o maior índice (73%); prevalecendo o nível fundamental incompleto (40%); e renda familiar de um salário mínimo (65%). As plantas mais citadas foram Ximenia americana L. (5,3%) e Musa sp. (5,2%); a parte mais utilizada foi a folha (12%) na forma de chá (17.%), para o tratamento contra inflamação (5%), as informações sobre o efeito medicinal foram obtidas a partir dos familiares, 2, 0% dos entrevistados utilizam em conjunto com medicação alopática, 91,0% não conhecem nenhuma planta que possa fazer mal a saúde, 9,0% conhecem a toxicidade das plantas medicinais. Verificou-se que, 62,0% assistiram a palestras envolvendo as plantas medicinais, e que todos os entrevistados afirmaram que o assunto deveria ser abordado nas UBSF. O referido estudo mostrou que a maioria da população faz uso de plantas medicinais sem o completo conhecimento dos efeitos e indicações das referidas plantas.
Descrição: SUASSUNA, J. M. O uso de plantas medicinais pela população na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/874
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jair Meneses Suassuna.pdfJair Meneses Suassuna572.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.