Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8743
Título: Arquivo X usuário: analisando a visão dos usuários internos do arquivo da Cidade Viva
Autor(es): Silva, Heudócia Bezerra da
Palavras-chave: Usuários
Usuários internos
Acesso à informação
Unidade Informacional
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho aborda a temática Uso e Usuários do Arquivo de uma instituição privada. O seu objetivo geral foi analisar a opinião dos colaboradores sendo vistos como usuários informacionais, que utilizam o arquivo da Cidade Viva, avaliando sua perspectiva em relação ao setor da instituição. Diante disso, empregou-se a metodologia descritiva e exploratória, em uma abordagem quali-quantitativa, adotando o questionário como o instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos na pesquisa identificam o perfil do usuário da Instituição Cidade Viva, nesse caso, o usuário interno que frequenta o setor de arquivo da instituição. Analisando o que cada um tinha a nos dizer a respeito desse setor, partimos para o questionamento: é possível identificar o arquivo como unidade informacional? Uma vez que essa pesquisa tem como foco principal o usuário, através dela poderemos viabilizar meios que garantam ao usuário o acesso rápido e eficaz à informação desejada. Buscamos verificar se o Arquivo está organizado de maneira que possa disponibilizar informação ao usuário. Consultamos os usuários internos para averiguar as possíveis fragilidades do setor, perceber e descrever a existência de erros a fim de identifica-los e adequar aos preceitos arquivísticos, oferecendo uma boa política de acesso e uso da informação aos usuários do arquivo da Cidade Viva. Finalizamos a pesquisa entendendo o perfil desses usuários, procurando oferecer meios de apresentar o arquivo como unidade informacional, de maneira que possa ser utilizado corretamente pelos usuários internos.
Descrição: SILVA, H. B. da. Arquivo X usuário: analisando a visão dos usuários internos do arquivo da Cidade Viva. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8743
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heudócia Bezerra da Silva.pdfHeudócia Bezerra da Silva1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.