Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8745
Título: Da prática institucional à metodologia arquivística: o projeto de digitalização do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa - PB (IPMJP)
Autor(es): Correia, Érica Rodrigues
Palavras-chave: Gestão de documentos
Documentos digitais
Digitalização
Gerenciamento eletrônico de documentos
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as ações do processo de digitalização de documentos do Instituto de Previdência de João Pessoa - JP (IPMjp) à ótica da metodologia Arquivística. Diante disso, buscamos compreender se ações executadas no processo de digitalização do IPMjp, condizem ou não aos pressupostos estabelecidos pela Arquivística. Em relação ao referencial teórico, revisitamos conceitos e normativas voltadas à gestão documental convencional e digital. Adentramos nas vertentes da Lei 12.682, posterior apontamos as vantagens e desvantagens da digitalização, conscientizando a necessidade do profissional arquivista de fato na comissão institucional, estimulando objetivos e motivações de digitalizar, aliados as normas arquivísticas. Sublinhamos tais normas como balizadoras do planejar e efetuar dos projetos de digitalização: CONARQ, e-ARQ Brasil e interPARES 2. Referente aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como empírica, de abordagem qualitativa, de forma descritiva e exploratória, apoiada pelo instrumento de coleta de dados a observação participativa e sistemática. Através da análise e discussão dos dados coletados, concluímos que as práticas institucionais correspondem , pois apenas 40% (ou das 15 práticas analisadas apenas 06) são condizentes aos pressupostos arquivísticos.
Descrição: CORREIA, E. R. Da prática institucional à metodologia arquivística: o projeto de digitalização do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa - PB (IPMJP). 2014. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8745
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Rodrigues Correia.pdfÉrica Rodrigues Correia1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.