Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBendito, Dennefe Vicencia-
dc.date.accessioned2016-02-23T14:02:30Z-
dc.date.available2016-02-23T14:02:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8799-
dc.descriptionBENDITO, D. V. Ensino da língua portuguesa: a importância das práticas de leitura e escrita em alunos do 5º ano. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho monográfico são apresentadas estratégias didáticas metodológicas intencionado a inserção literária e demais leituras em sala de aula, buscando e objetivando, promover discussões acerca do desenvolvimento da leitura através da literatura e outras leituras na série inicial (5º ano), na perspectiva de formar alunos leitores e especificamente, conscientizar professores e escola acerca da importância do ensino de português através de uma ação docente que vise possibilidades; mostrar que é possível letrar através da literatura como forma de abrangência e manifestação de compreensão da língua; despertar a compreensão de professores sobre o que consiste a leitura; incentivar práticas educativas que ofereçam liberdade para os alunos expressarem suas compreensões e utilizarem também o que já conhecem; oportunizar um ensino da língua e desenvolvimento da leitura que possua reflexos na utilização que o indivíduo faz cotidianamente dela. O tralho desenvolvido contou com o respaldo teórico para endossar metodologicamente as ações efetivadas que contaram com leituras frequentes e a literatura como base para o trabalho, leituras individuais e coletivas, apresentações, corais, produções textuais, excursões, aula campo, visitas a biblioteca, e outros, trazendo como resultados o desenvolvimento da leitura e prazer pelo mundo das letras em alunos do 5º ano que ainda não tinham sido alfabetizados. Concluímos a possibilidade de oferecer e realizar um ensino de Português e interdisciplinar pautado na interação com a leitura e abrindo novos olhares para a formação discente, em que, os alunos passem de excluídos do processo, para leitores e disseminadores do saber, tendo a literatura como importante aliada e chave para a transformação de uma realidade fadada, por fim, abrindo caminhos e dando asas a imaginação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Giovanna Barroca de Mourapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEnsino da língua portuguesa: a importância das práticas de leitura e escrita em alunos do 5º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dennefe Vicencia Bendito.pdf4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.