Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8800
Título: O gênero crônica no livro didático: quais as implicações no ensino de língua materna?
Autor(es): Morais, Rhaissa Elida Silva de
Palavras-chave: Livro Didático
Gênero
Ensino
Data do documento: 2014
Resumo: Muito se tem falado sobre os gêneros textuais e discursivos, sobretudo, defendendo a utilização deles em sala de aula, de modo a priorizar o trabalho com o texto. Nesse sentido, o conteúdo abordado no presente artigo, visa estabelecer conceitos acerca dos gêneros textuais e sua funcionalidade, para que seja possível analisar se eles estão sendo trabalhado na prática do ensino de maneira eficaz, cumprindo seu papel de formador de cidadãos. Utilizamos como base para melhor atender aos objetivos dessa pesquisa, o tratamento oferecido ao gênero crônica no livro didático de língua portuguesa, verificando se as atividades propostas condizem com as orientações teórico-metodológicas atuais. Para tanto, baseamo-nos nos seguintes aportes teóricos: Fiorin (2008), Marcuschi (2003), Bakhtin (2000), Barbosa (2000), Travaglia (2005), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros, os quais desenvolvem suas pesquisas tendo o gênero textual como objeto de ensino, evidenciando a maneira mais adequada de utilizá-lo em sala de aula. A partir de tais contribuições, analisamos o espaço e o tratamento oferecidos pelo livro didático de língua portuguesa, destinado ao oitavo ano do ensino fundamental, ao gênero textual crônica, a fim de constatarmos se o mesmo está de acordo com as propostas indicadas pelos pesquisadores supracitados, para posteriormente podermos questionar e fazer algumas considerações acerca das orientações oferecidas pelo material didático disponibilizado aos docentes e discentes. Verificamos, ao fim, que as principais implicações no ensino de língua materna estão voltadas para a formação de cidadãos capazes de se comunicar e produzir conhecimento, nas diversas instâncias de sua vida. Por isso o ensino a partir dos gêneros se torna tão interessante, todavia, percebemos que ainda há certa deficiência na prática docente e também nas atividades propostas pelo livro didático, quando essa temática passa a ser abordada.
Descrição: MORAIS, R. E. de. O gênero crônica no livro didático: quais as implicações no ensino de língua materna?. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8800
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rhaissa Elida Silva de Morais.pdf5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.