Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8809
Título: A diabolização no cristianismo popular
Autor(es): Silva, Diniz do Nascimento
Palavras-chave: Diabolização
Igreja
Sociedade
Data do documento: 2014
Resumo: Neste estudo analisou-se as representações do Diabo na cultura popular brasileira, dessa forma demonstrar a permanência e as outras representações da idéia do mito do Diabo. Com um aprofundamento histórico que perpassou desde as suas origens no povo hebreu bem como no surgimento do maior movimento religioso no Mundo Ocidental, ou seja, o Cristianismo; que teve início na Palestina a partir das idéias de um homem chamado Jesus. Após a morte de Jesus seus pensamentos foram apropriados pelos seus seguidores e ao longo do tempo deu origem a Igreja Católica no Império Romano e tempos depois outras denominações surgiram em meio ao um complexo contexto de mudanças econômicas e culturais na Europa no século XVI. Em comum, todas as correntes do Cristianismo levaram uma mensagem diabolizante em seus esforços pela hegemonia religiosa. A diabolização passou então a ser usada em diversos momentos históricos para as mais variadas finalidades. O trabalho, nesse sentido, foi abrangente com relação ao tempo e espaço, pois se procurou sempre trazer para o tempo presente às evidências da diabolização; dessa forma, o respectivo estudo procurou mostrar que apesar das grandes transformações da sociedade com relação às crenças em geral à medida que se percebe um profundo ceticismo reforçado por diversas correntes sociais, mas, contudo elas não conseguiram apagar os hábitos religiosos tão perceptíveis na população em geral.
Descrição: SILVA, D. do N. A diabolização no cristianismo popular. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8809
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diniz do Nascimento Silva.pdf866.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.