Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8815
Título: Cineclube Mnemosýne: os"encantos" do cinema no contexto da Arquivologia
Autor(es): Ferreira, Lidyane da Silva
Palavras-chave: Arquivologia
Cineclube
Cinema
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: A compreensão dos estudos existentes dentro da Arquivologia constitui uma parte importante da sua base, pois está cercada por diferentes visões e abordagens. Assim, o presente trabalho mergulhou no mar abrangente de informações cinematográficas, ou seja, retirou do Cineclube Mnemosýne, projeto criado para dialogar com os graduandos da Arquivística através de películas fílmicas, a intenção de construir reflexões por meio do cinema – exibições de filmes e palestras - suas possíveis contribuições para esta área do saber que cresce em proporções cada vez maiores. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo analisar produções fílmicas significativas para o enriquecimento do conhecimento arquivístico. O nascimento da ideia se deu a partir do questionamento: Como produções fílmicas significativas podem enriquecer o conhecimento arquivístico? Com isso, sustentou a hipótese de que a arte cinematográfica pode enriquecer o conhecimento arquivístico. Na metodologia, o estudo foi baseado no cinema, a qual trouxe uma pesquisa empírica, de classificação tanto quantitativa quanto qualitativa, com tipologia exploratória. Ressalvando ainda que como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o questionário misto, perguntas abertas e fechadas, e o questionário aberto. Logo, foi constatado um resultado satisfatório, a hipótese foi confirmada, trazendo a luz reflexões diversificadas e interação mútua de trocas de conhecimentos, tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores, estes que constituíram uma parcela essencial para realização do trabalho aqui efetuado.
Descrição: FERREIRA, L. da S. Cineclube Mnemosýne: os"encantos" do cinema no contexto da Arquivologia. 2014. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8815
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidyane da Silva Ferreira.pdfLidyane da Silva Ferreira2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.