Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8819
Título: As cantigas populares no ensino de História como recurso didático
Autor(es): Barbosa, Débora Leide Soares
Palavras-chave: Cantigas populares
Patrimônio oral
Ensino de história
Recurso didático
Data do documento: 2014
Resumo: O presente artigo com o tema “As cantigas populares no ensino de história”, tem como finalidade propor a utilização das “Cantigas populares” (Patrimônio Oral) junto aos alunos, de forma contextualizada como instrumento lúdico formador de identidade cultural local e ao mesmo tempo como um veículo facilitador do conhecimento histórico no processo ensinoaprendizagem de História. A proposta do estudo vem a ser fornecer subsídios com base nos aspectos metodológicos e estratégicos que possam munir o educador em sua prática pedagógica, enriquecendo as discussões promovendo a construção do conhecimento de forma espontânea no ensino de História. Tendo como objeto tornar as aulas mais dinâmicas e a valorização dos bens culturais imateriais locais onde se inserem as escolas. Para tanto, nossa proposta esta fundamentada nas contribuições de autores como Freire (1996), Meihy (1998), Montenegro (2007), Nora (1995), entre outros, como também nos artigos de Calisse (2008), Frisch (1998), Lozano (1998) e, experiências no decorrer dos estágios supervisionados e, ainda em “Cantigas Populares” produzidas por cantadores repentistas como Raimundo Caetano, Valdir Teles e Louro Branco.
Descrição: BARBOSA, D. L. S. As cantigas populares no ensino de História como recurso didático. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8819
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Leide Soares Barbosa.pdf145.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.