Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8834
Título: Influência do substrato na emrgência e no crescimento inicial de plântulas de Couroupita guianensis Aubl., Lecythidaceae
Autor(es): Aguiar, Vaniclécia Alves de
Palavras-chave: Espécie florestal
Emergência
Data do documento: 1-Mar-2016
Resumo: No Brasil, o abricó-de-macaco é uma árvore utilizada principalmente de forma ornametal e para o reflorestamento, sendo empregada na arborização de ruas e praças em grandes centros urbanos e fazendas. Nesse contexto, objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência de diferentes substratos sobre a emergência e crescimento inicial de plântulas de abricó-de-macaco (Couroupita guianensis Aubl.). O experimento foi realizado em casa de vegetação pertencente ao Departamento de Agrárias e Exatas do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com dez tratamentos e quatro repetições. As sementes foram semeadas em bandejas plásticas, contendo os seguintes substratos e/ou combinações: S1 - areia lavada; S2 - terra de subsolo; S3 - areia + húmus 1:1; S4 - areia + vermiculita 1:1; S5 - areia + pó de coco 1:1; S6 - areia + pó de madeira 1:1; S7 - terra de subsolo + húmus 1:1; S8 - terra de subsolo + vermiculita 1:1; S9 - terra de subsolo + pó de coco 1:1 e S10 - terra de subsolo + pó de madeira 1:1, em quatro repetições de 25 sementes. Para avaliar o efeito dos tratamentos foram determinadas as seguintes características: porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento de parte aérea e raiz principal, massa seca de parte aérea e raízes de plântulas. Diante dos resultados, constatou-se que a combinação dos substratos areia + vermiculita na proporção 1:1 (S4), bem como, o substrato terra de subsolo (S2), são os mais eficientes para promover a emergência e o crescimento inicial de plântulas de Couroupita guianensis.
Descrição: AGUIAR, V. A. de. Influência do substrato na emrgência e no crescimento inicial de plântulas de Couroupita guianensis Aubl., Lecythidaceae. 2015. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8834
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vaniclécia Alves de Aguiar.pdf568.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.