Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8852
Título: Desertificação e convivência com o semiárido paraíbano
Autor(es): Araújo, Robiana
Palavras-chave: Desertificação
Semiárido
Degradação do solo
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: A desertificação tem sido considerada por muitos estudiosos e ambientalistas como uma das mais graves questões ambientais da atualidade, gerando problemas políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. O presente trabalho encontra-se sua relevância no âmbito histórico sobre a discussão sobre a desertificação e a convivência com o semiárido paraibano. O primeiro capítulo discute a caracterização das regiões semiáridas especificamente a caracterização geo-social-ambiental, causada principalmente pela ação humana, que devasta a vegetação nativa por meio de queimadas e introduz plantas rasteiras que não protegem o solo da ação solar e da erosão. O segundo capítulo entra no tema específico a partir de uma perspectiva histórica, enfatizando a trajetória da desertificação no Brasil, associados ao conceito de desertificação, assim como os impactos ambientais relacionados à desertificação. O capítulo terceiro enfatiza a desertificação no Brasil e na região do semiárido brasileiro, dando ênfase ao bioma da caatinga e suas ecorregiões, assim como as áreas susceptíveis á desertificação, mostrando os indicadores propostos na literatura brasileira para o processo de desertificação, partindo da análise desses indicadores enfatizo ações e combates à desertificação. Nesta perspectiva este trabalho se propõe a realizar uma revisão de literatura sobre o tema, com o intuito de obter mais conhecimento sobre o processo de desertificação no semiárido paraibano e disseminar informação que contribuam para minimização deste efeito da ação antrópica.
Descrição: ARAÚJO, Robiana. Desertificação e convivência com o semiárido paraíbano. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8852
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ROBIANA ARAUJO.pdf853.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.