Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8864
Título: Vida, luta e morte de João Pedro Teixeira: o mártir latifundiário e as tessituras das Ligas Camponesas na Paraíba
Autor(es): Silva, Jean Carlos Lima da
Palavras-chave: Mártir latifundiário
Ligas Camponesas
Paraíba
João Pedro Teixeira
Data do documento: 2015
Resumo: Este presente artigo busca analisar a vida, luta e morte de João Pedro Teixeira, considerado o mártir latifundiário, sendo um dos principais líderes da criação do movimento rural das Ligas Camponesas na Paraíba, em 1958. Sua trajetória de vida e a sua luta contra o sistema que a sociedade paraibana estava submetida, no qual atuava o poder exacerbado dos coronéis e latifundiários tendo o controle das terras e, consequentemente na política, sendo que as leis da época pouco faziam para benefício dos trabalhadores rurais camponeses, oprimidos pelo poder dos donos de terras, pois dependiam do trabalho nas fazendas para o sustento de sua família, trabalhando várias horas por dia, sem direito a qualquer benefício de grande valia dos seus patrões ou do Estado. Foi contra este sistema opressor que se opôs João Pedro Teixeira, entre outros camponeses, movimento este com muitos adeptos, tomando grande repercussão nacional e internacional, com embates violentos travados entre camponeses e latifundiários. Outra finalidade desta pesquisa é estudar as obras direcionadas a este momento histórico da Paraíba e sobre a vida, luta e morte de João Pedro Teixeira, dialogando e refletindo com estas escritas historiográficas produzidas deste a década de 60 do século XX, principalmente sobre o assassinato de João Pedro Teixeira, com o sentido de heroificação sobre o corpo do líder camponês, depois de sua morte, em 1962. Palavras-chave: Mártir latifundiário, Ligas Camponesas, Paraíba, João Pedro Teixeira.
Descrição: SILVA, J. C. L. da. Vida, luta e morte de João Pedro Teixeira: o mártir latifundiário e as tessituras das Ligas Camponesas na Paraíba. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8864
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Carlos Lima da Silva.pdf408.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.