Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8889
Título: Marketing de relacionamento: proposta para micro e pequenas empresas em Campina Grande - PB
Autor(es): Melo, Israel Garcia de
Palavras-chave: Marketing
Marketing de relacionamento
Micro e pequenas empresas
Competitividade
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: As crescentes mudanças no mundo moderno vem intencionando o surgimento e aperfeiçoamento de novos métodos, técnicas, estratégias, e a proliferação das micro e pequenas empresas, nota-se cada vez mais a necessidade de estudos voltados para esse novo nicho do mercado. Neste cenário, o marketing aparece como um forte aliado, proporcionando aos gestores desses empreendimentos, subsídios para alavancar resultados positivos. Partindo do exposto, o marketing de relacionamento surge no cenário, como uma ferramenta a mais para maximizar as ações do marketing, incorporando novas técnicas ao marketing, visando a otimização do relacionamento entre empresa/cliente. A pesquisa teve como objetivo primordial elaborar um modelo de marketing de relacionamento, que contribua de forma significativa para atrair e fidelizar clientes; bem como construir relacionamentos duradouros, assegurando a competitividade das micro e pequenas empresas. Para alcançar o objetivo proposto, metodologicamente, utilizou-se pesquisas tipo exploratória, descritiva e bibliográfica. Nos resultados, foram apresentadas estratégias de marketing de relacionamento, voltadas para o modelo proposto por Gonçalves, Jamil e Tavares (2002), com ações internas, ações tecnológicas e desenvolvimento de relacionamento, com foco nas micro e pequenas empresas. Destarte, espera-se que o estudo contribua de forma significativa com os diversos públicos que tenham interesse sobre o tema.
Descrição: MELO, I. G. de. Marketing de relacionamento: proposta para micro e pequenas empresas em Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8889
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Garcia de Melo.pdf838.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.