Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Gilvânia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T18:56:07Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T18:56:07Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8895 | - |
dc.description | BRITO, G. S. Relato de aula: Impressões da intervenção realizada na E.E.E.F.M.Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé/PB. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, realizada na E.E.E.F.M. Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé, PB, durante a prática do estágio supervisionado, no ensino fundamental e médio, a qual, foi desenvolvida através da intervenção realizada em sala de aula que serviu de composição para este relato, as impressões vivências neste período, a relação entre a realidade do aluno atrelada ao conhecimento geográfico. Como objetivo, procuramos fazer reflexões e sugerir novas perspectivas para o ensino de Geografia, assim como, relacionar a realidade escolar dos alunos aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A abordagem metodológica dialética da natureza foi escolhida, pois, relaciona as contradições e as transformações sociais associadas ao meio escolar, assim como, as relações desenvolvidas em sala de aula, os conteúdos e metodologias aplicados. Os instrumentos foram conversas informais com a gestora, professores e alunos, registro fotográfico, caracterização do espaço escolar, levantamento bibliográfico, as discussões se deram a partir das reflexões de Callai (2001), Cavalcante (2006), Pontuschka (2001),Libâneo (2008) entre outros. Diagnosticou-se que é muito importante os professores agregarem os conhecimentos e opiniões dos alunos para promover essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como ele tem a contribuir nas aulas de Geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Relato de aula: Impressões da intervenção realizada na E.E.E.F.M.Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilvânia Silva Brito.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.