Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Alessandra da | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T18:57:09Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T18:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8899 | - |
dc.description | ROCHA, A. da. Geografia: as práticas educativas na EJA do ensino médio. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma temática do ensino de geografia, em uma perspectiva de crítica ao tradicionalismo e busca de subsídios para a construção de uma geografia preocupada com a criticidade e o senso de cidadania dos educandos. Sabemos que o ensino tem sofrido mudanças significativas nas ultimas décadas e o professor não pode ficar fora dessas mudanças. Nesta pesquisa buscou – se investigar as práticas educativas utilizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, a partir da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na E.E.E.F.M. José de Carvalho, no município de Guarabira – PB no ano de 2014, a fim de verificar sua adequação á realidade cultural e subjetiva dos alunos da EJA, visto que esta é uma modalidade que deve possibilitar uma leitura crítica e analítica do mundo. Como embasamento teórico utilizamos os seguintes autores FREIRE (2005), FREIRE (1996), LDB (1996), MUNHOZ e SANTOS (2014), NETO (2008), TOMITA (2012), CNE/CEB 11/2000. Como resultado desse estudo constatou algumas conclusões bastante significativas, como, por exemplo, que o ensino de geografia na sala de aula da EJA, ainda vem se caracterizando de forma bastante tradicional; a escassez de material didático; e ausência de contextualizar o conteúdo com o conhecimento do aluno, entre outros. Portanto este estudo contribuirá para um repensar do professor de Geografia que está atuando na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, fazendo o refletir sobre sua prática educativa contribuindo para uma formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Monica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Geografia: as práticas educativas na EJA do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alessandra da Rocha.pdf | 551.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.