Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8906
Título: Um estudo sobre os encaminhamentos realizados pelo Serviço Social do Desenvolver Centro
Autor(es): Nascimento, Daniella Aguiar do
Palavras-chave: Serviço Social
Dimensão técnico-operativa
Encaminhamentos
Desenvolver Centro-PB
Data do documento: 17-Dez-2015
Resumo: A dimensão técnico-operativa é um aspecto de grande importância para o Serviço Social considerando o caráter interventivo da profissão. Neste sentido, os Encaminhamentos podem ser definidos como um procedimento que compõe o instrumental utilizado pelos/as Assistentes Sociais, sendo um meio que auxilia na intervenção e na busca pela garantia de direitos dos indivíduos. Nesta perspectiva, o presente artigo tem o objetivo de estudar os Encaminhamentos realizados pelo Serviço Social do Desenvolver Centro, localizado no município de Campina Grande-PB; instituição que atende à pessoa com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento e, na qual realizamos estágio supervisionado em Serviço Social. A presente investigação parte de uma perspectiva analítico-crítica, realizada a partir de um estudo documental e da pesquisa de campo, tendo como sujeitos participantes 04 (quatro) usuários atendidos na instituição. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados os protocolos de atendimento e o roteiro de entrevista semiestruturada. A análise dos dados coletados se deu através da técnica de análise de conteúdo a partir da percepção dos usuários acerca da importância dos Encaminhamentos para o atendimento das suas demandas. Foi possível identificar que a área da saúde é o setor para o qual são realizadas a maior parte dos encaminhamentos institucionais e perceber que os mesmos são vistos pelos entrevistados como um meio utilizado pelos assistentes sociais para viabilizar direitos de cidadania.
Descrição: NASCIMENTO, D. A. do. Um estudo sobre os encaminhamentos realizados pelo Serviço Social do Desenvolver Centro. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8906
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniella Aguiar do Nascimento.pdf476.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.