Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8908
Título: Estágio Supervisionado: um olhar sobre o ensino de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé - PB
Autor(es): Silva, Joseane Santino da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Educação
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2015
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório é um componente fundamental no processo formativo, que visa oportunidade ao estudante no exercício da atividade profissional na realidade em que vai atuar. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar a prática do Estágio Supervisionado e sua importância no desenvolvimento do graduando em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, conciliando a teoria do curso com a prática de sala de aula, com o professor e as metodologias de ensino, além da utilização dos recursos didáticos em Geografia nas turmas da EEEFM Monsenhor Odilon Alves Pedrosa (EEEFMMOAP, popularmente conhecido), em Sapé/PB. A presente pesquisa baseou-se no levantamento bibliográfico, pesquisando em livros, em artigos científicos e sites, autores que tratam sobre essa temática; pesquisa de campo, levantamento de dados com o professor observador, gestores da escola e pais de alunos. Diante dos pressupostos teóricos conceituais e metodológicos, a escola em estudo tem como missão, tornar-se uma instituição educacional que oferece à sociedade local, a partir de seus discentes, uma educação pública de qualidade. Foi realizado um planejamento inicial das aulas com o professor Daniel de Almeida Silva onde escolhemos cinco dias para a realização do estágio, o assunto a ser dado e avaliação a ser aplicada. Os resultados obtidos desse trabalho foram satisfatórios tendo como consequências na participação ativa do alunado nas atividades e aulas bastante expressivas e dialogadas. Os rendimentos foram bastante positivos, pois através de uma atividade mais dinamizada e de sua correção percebemos e conhecemos melhor o senso critico e observador de cada aluno. Nesse momento de estagio percebemos que a exposição oral, discussão, questionamentos, exercícios, correção, leitura e apresentação de trabalhos pelos estudantes são formas eficientes e precisas para obter resultados a cerca do conhecimento de cada discente. As atividades realizadas com os alunos do 2° ano C contribuíram, de maneira significativa, para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio vivenciadas pelos próprios estudantes. Ao concluir todas as etapas do Estágio Supervisionado, é importante destacar que é essencial o contato direto do estagiário com o espaço escolar, porque é nele onde vivenciamos todo o período de estágio e conhecemos todas as responsabilidades preliminares que o professor em si enfrenta em uma determinada escola.
Descrição: SILVA, J. S. da. Estágio Supervisionado: um olhar sobre o ensino de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé - PB. 2015. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8908
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Santino da Silva.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.