Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8910
Título: A hora da estrela: uma análise da personagem Macabéa
Autor(es): Souza, Aldenise Francisco de
Palavras-chave: A Hora da Estrela
Personagem
Literatura brasileira
Data do documento: 2015
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a caracterização da personagem Macabéa, em A Hora da Estrela, obra de Clarice Lispector. Essa personagem apresenta múltiplas significações e especificidades que são desconsideradas pelo narrador Rodrigo S.M., que mostra Macabéa como sendo uma mulher incompetente, incapaz, que não tinha consciência da própria existência. Porém, no decorrer da narrativa a personagem mostra-se através da sua própria realidade, pois encontramos em Macabéa questionamentos, observações e reflexões acerca da condição humana. Nossa fundamentação teórica aporta-se nos conceitos sobre a personagem na ficção, a exemplo de autores como Candido (1963), Brait (2006), Nunes (1966), Waldeman (1992), dentre outros.
Descrição: SOUZA, A. F. de. A hora da estrela: uma análise da personagem Macabéa. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8910
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldenise Francisco de Souza.pdf349.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.