Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8916
Título: "Retratos" Góticos de Dorian Gray: do romance de Oscar Wilde à adaptação fílmica de Oliver Parker
Autor(es): Araújo, Gilliam Cândido da Silva
Palavras-chave: Gótico
Romance
Adaptação Fílmica
Data do documento: 2015
Resumo: O presente Trabalho propõe a analisar o gótico no romance O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde (2014) e uma de suas adaptações fílmicas homônimas, a do diretor Oliver Parker (2009). Utilizaremos uma perspectiva comparada baseada nos estudos da adaptação para analisar ambos filme e romance, obra que foi responsável por tornar Oscar Wilde uma figura emblemática na literatura inglesa do século XIX, mas que também foi usada como prova contra ele no tribunal, tornando-se um dos primeiros trabalhos de ficção a serem usados como prova para a prisão de um acusado, o próprio Wilde. O Retrato de Dorian Gray pôs um fim no “vitorianismo”, como afirma Ellmann (1988), uma vez que após sua publicação, a literatura vitoriana passou a ter uma visão diferente. Mostraremos também que a adaptação fílmica de Oliver Parker resgata aspectos da tradição gótica do seu texto-fonte, a exemplo do suspense, terror, morte, personagens complexos e a obscuridade do seu enredo. É justamente a partir dessa discussão que observaremos a influência das representações góticas no romance e no filme. Para embasamento teórico, utilizamos obras de Stam (2006), Hutcheon (2008), Botting (1996), Todorov (1979), Clerc (2004) entre outros.
Descrição: ARAÚJO, G. C. da. S. "Retratos" Góticos de Dorian Gray: do romance de Oscar Wilde à adaptação fílmica de Oliver Parker. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8916
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilliam Candido da Silva Araujo.pdf870.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.